Decorreu no Centro de Alto Rendimento de Badminton, em Caldas da Rainha, entre 7 e 16 de julho de 2024, o campo de treinos "BEC World Class Junior Camp", evento organizado, numa colaboração entre a Confederação Europeia de Badminton (BEC) e a Federação Portuguesa de Badminton, que conta com a participação dos medalhistas do Campeonato da Europa Sub-17 de 2023.
Este evento que vai na sua segunda edição, faz parte do programa World Class, um programa que apoia o desenvolvimento dos melhores jogadores europeus e dos talentos mais fortes da Europa através de vários projetos, contou nesta edição com a participação de 37 atletas que representaram diversos países, nomeadamente, a Dinamarca, França, Alemanha, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Suíça, Turquia, Ucrânia e País de Gales, sendo Portugal representado pelo atleta madeirense, Tiago Berenguer (Club Sports da Madeira), vice-campeão do Campeonato da Europa de Sub-17 em 2023, sendo o único atleta português a integrar a lista principal de atletas convidados para o respetivo evento.
O campo de treinos contou, não só, com a presença dos atletas medalhistas do Campeonato da Europa Sub-17 de 2023 convidados, como também atletas europeus convidados, para integrar o grupo de treino, tanto em singulares como em pares, tendo como objetivo, desenvolver junto dos atletas uma mentalidade de Alto Rendimento, melhorar habilidades específicas de badminton e proporcionar uma oportunidade excecional para que os jovens talentos do badminton europeu colaborem e evoluam juntos.
O atleta internacional Tiago Berenguer, que integrou os trabalhos do respetivo campo de treinos, viria a expressar as seguintes palavras relativamente à sua experiência:
“O Júnior Camp, foi uma experiência inesquecível, a aprendizagem e troca de conhecimentos com atletas e treinadores de alta performance é incrível. Poder treinar com os melhores ensina-nos a evoluir aos poucos mantendo o foco.
Adquirimos conhecimentos técnicos, táticos e desenvolvemos estratégias para poder lidar com o stress e tensão.
Aprendemos a examinar o nosso desempenho, olhar para as nossas falhas e ter oportunidades de melhorar. Foi certamente uma grande oportunidade de crescimento.”
A ABRAM felicita o atleta pela sua integração no respetivo estágio e a Federação Portuguesa de Badminton, pela excelente organização do evento.