Encontro Nacional de Esperanças Olímpicas (ENEO) 2024

Encontro Nacional de Esperanças Olímpicas (ENEO) 2024

Decorreu no Centro de Alto Rendimento de Rio Maior, nos dias 20 e 21 de janeiro 2024, o Encontro Nacional de Esperanças Olímpicas (ENEO) organizado pelo Comité Olímpico de Portugal.

O referido contou com a presença dos atletas Tiago Berenguer, Santiago Batalha (integrados no projeto desde 2023) e Alexandre Bernardo (integrado em 2024), acompanhados do selecionador nacional Diogo Silva.

Realizaram-se ao longo do evento várias sessões formativas para os atletas, focadas no seu desenvolvimento enquanto atletas de alto rendimento, no percurso até aos Jogos Olímpicos Los Angeles 2028 e Brisbane 2032, e que cobrem a comunicação, educação olímpica, safeguarding, controlo antidoping, nutrição, psicologia, gestão de carreira e preparação de transição de carreira, com os conteúdos dinamizados pelos vários departamentos do COP e pela Comissão de Atletas Olímpicos. Os treinadores também integraram um programa dedicado com grupos de discussão temáticos e workshops técnicos.

Realizaram-se sessões destinadas a atletas e treinadores, as Conversas Olímpicas, que nesta edição contaram, no sábado, com Susana Feitor, atleta Olímpica de marcha e atual presidente da Fundação do Desporto, e Rui Jorge, selecionador nacional de Futebol sub-21, e no domingo, no período da manhã decorreu na área de treino, uma sessão informativa sobre antidoping pela Autoridade Antidopagem de Portugal e uma prática de preparação de alimentos pré-treino, com a supervisão da nutricionista do COP, Cláudia Minderico, e no período da tarde, uma sessão com Inês Henriques, atleta Olímpica de marcha, e Jorge Miguel, seu treinador, que encerraria o respetivo evento.

De referir que este evento participação de 99 atletas e 52 treinadores, de 19 Federações: Andebol, Atletismo, Badminton, Canoagem, Ciclismo, Equestre, Esgrima, Ginástica, Natação, Patinagem, Pentatlo Moderno, Remo, Surf, Taekwondo, Ténis, Ténis de Mesa, Tiro com Arco, Triatlo e Vela.

Realçamos também as palavras proferidas pelo atleta Tiago Berenguer, à Federação Portuguesa de Badminton, relativamente ao respetivo evento, onde o mesmo afirmou “É um orgulho enorme fazer parte de um projeto tão especial. O ENEO proporcionou-me o enriquecimento do meu círculo social, agregando novas amizades, conhecendo outras modalidades e ampliando os meus horizontes. A saída da minha zona de conforto permitiu-me partilhar ideias e pensamentos. É muito gratificante ver o meu trabalho reconhecido, agradeço à FPB e a todos os que me proporcionaram esta experiência.”

A ABRAM felicita os atletas, Treinadores, Clubes, Selecionadores e Federação Portuguesa de Badminton, pelo trabalho, empenho e dedicação que levaram à representatividade da modalidade de Badminton, neste Projeto de Esperanças Olímpicas.

Fonte: Site Federação Portuguesa de Badminton.

Foto: Site Comité Olímpico de Portugal.

ABRAM - Associação de Badminton da Madeira

A associação foi constituída a 5 de Maio de 1993 e tem como fim divulgar e promover a prática de badminton na Região Autónoma da Madeira, estando ligada ao orgão máximo que rege este desporto em Portugal que é a Federação Portuguesa de Badminton.