Encontro Nacional de Esperanças Olímpicas 2023

Encontro Nacional de Esperanças Olímpicas 2023

Decorre nos dias 21 e 22 de Janeiro 2022, no Centro de Alto Rendimento do Jamor, o Encontro Nacional de Esperanças Olímpicas (ENEO) organizado pelo Comité Olímpico de Portugal.

Foi convocado pela Federação Portuguesa de Badminton para participar no respetivo evento, o atleta regional Tiago Berenguer (Club Sports da Madeira), atleta que integra o Projeto de Esperanças Olímpicas do COP.

Este evento que irá decorrer no Centro de Alto Rendimento do Jamor, irá mais de uma centena de jovens atletas aspirantes a participar nos Jogos Olímpicos Los Angeles 2028 e Brisbane 2032.

Patrícia Mamona e Telma Monteiro são as duas atletas olímpicas que marcam presença num evento em que os participantes – 110 atletas e 62 treinadores, de 18 Federações, e encarregados de educação – tomam contacto com várias dimensões da preparação para os Jogos Olímpicos.

A culminar um sábado pleno de experiências, o ENEO vai contar com a partilha de conhecimentos de Patrícia Mamona e do seu treinador, José Sousa Uva, na abordagem ao “Caminho para o Pódio em Tóquio 2020”.

Já no domingo Telma Monteiro protagonizará as “Conversas Olímpicas”, antes da Sessão de Encerramento.

Ao longo do fim-de-semana, os jovens atletas estarão envolvidos em atividades como Educação Olímpica, Integridade, Nutrição e combate à dopagem, entre outras, e serão submetidos a testes de avaliação e controlo do treino.

Os treinadores participam no seminário “Esperanças Olímpicas” e no workshop “Avaliação e Controlo do Treino”, e os encarregados de educação terão igualmente uma sessão que lhes é especialmente destinada.

Fonte: Site Comité Olímpico de Portugal.

ABRAM - Associação de Badminton da Madeira

A associação foi constituída a 5 de Maio de 1993 e tem como fim divulgar e promover a prática de badminton na Região Autónoma da Madeira, estando ligada ao orgão máximo que rege este desporto em Portugal que é a Federação Portuguesa de Badminton.