Historial

Historial

Existe informação que aponta a Madeira, (1924) como uma das zonas de Portugal, onde se praticou Badminton pela primeira vez, naturalmente pela influencia Inglesa dos residentes de então. Entre 1970/74, há relatos da prática de badminton no ginásio da Escola Industrial, (hoje Francisco Franco) entre um grupo de amigos, liderado pelo Prof. Fernando Ferreira, grande apaixonado e impulsionador da modalidade, juntamente com João de Sousa, Gonzaga Sirgado, Lino Bento e Capelo. A partir de 1976, a modalidade passa a ter uma prática mais regular, já no pavilhão do Funchal, orientada pelo técnico Gonzaga Sirgado, onde começam a despertar os primeiros valores do badminton, entre os quais, destacamos Lino Bento, João Sousa e Duarte Anjo.

O ano 1978, marca o início da participação Nacional de atletas da RAM, através de Duarte Anjo, orientado por Gonzaga Sirgado, data que também regista a entrada na modalidade na Madeira, de três grandes praticantes da modalidade, vindos de Moçambique, Agostinho Fernandes, Xavier Fernandes e Luís Fernandes (com contatos com realidades mais competitivas do que a existente em Portugal - Malawi e Indonésia) que muito contribuíram para o grande salto, que o badminton teve a nível competitivo refletindo a partir de então nos vários títulos Nacionais conquistados pela Região Autónoma da Madeira.

A 5 de Maio de 1993 foi constituída a Associação de Badminton da Região da Madeira pelo Dr. Horácio Miranda de Ornelas Bento Gouveia, Dr. Sílvio José Teixeira de Sousa em representação do Club Sports Marítimo (Vice - Presidente das modalidades amadoras), Alcides Luís Teixeira Nóbrega em representação do Clube Desportivo do Estreito (Presidente do Clube) e António Silvério de Freitas em representação do Clube Desportivo da Ribeira Brava.

Foi eleito como primeiro Presidente da Associação de Badminton da Região Autónoma da Madeira, Dr. Horácio Miranda de Ornelas Bento Gouveia, no dia 9 de Julho de 1993, mantendo o seu mandato até 5 Março de 2010.

A partir do dia 5 de Março de 2010, a direção da ABRAM passou a ser liderada pelo Engº. Xavier Coração Vaz Fernandes até Dezembro de 2012.

A partir de Janeiro de 2013, a direção da ABRAM passou a ser liderada por Duarte Gil Martins Anjo.

Cronologia

Multimédia

Log in